Fundada em abril de 1960, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG), hoje Faculdade de Medicina da UFG, foi criada antes da Universidade Federal de Goiás. Nascida de um sonho do seu fundador e primeiro diretor, o médico Francisco Ludovico de Almeida Neto e de um grupo de colegas da Associação Médica de Goiás, esta faculdade vinha colmatar uma lacuna na formação de jovens médicos em terras goianas.
Atualmente, a Faculdade de Medicina da UFG é uma faculdade de referência na formação de profissionais de excelência no Estado de Goiás. Alinhada com a missão da UFG, esta faculdade busca continuamente a excelência no ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para a formação ética e qualificada de médicos e promovendo serviços de saúde à comunidade.
Até 2030, pretende consolidar-se como uma instituição de referência para o desenvolvimento social, económico e institucional de Goiás, ampliando o seu alcance nacional e internacional.
Diretor

Waldemar Naves do Amaral é diretor da Faculdade de Medicina da UFG e diretor acadêmico do Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI). Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás (1985), especialização em Ginecologia e Obstetrícia, especialização em Diagnóstico por Imagem (ultrassonografia), mestrado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (2003) e doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (2006). Ver mais: https://medicina.ufg.br/p/1699-diretoria
Vice-Diretor

Marcelo Fouad Rabahi é professor de pneumologia e especialista em medicina respiratória, sendo o Vice-Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG) e também será presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) para a gestão 2027-2028.