Apresentação da Faculdade de Ciências Médicas (FCM)

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) foi fundada em 15 de dezembro de 1935, completando 88 anos neste ano de 2023.  O curso de Medicina segue um regime seriado, com 104 alunos a cada ano. A FCM-UERJ conta com 294 professores distribuídos em 12 Departamentos e possui 6 Programas Mestrado/Doutorado (Ciências Médicas, Fisiopatologia Clínica, Fisiopatologia Cirúrgica, Microbiologia, Telemedicina-Telessaúde, Saúde da Família), 12 Programas de Pós-graduação “Lato sensu” e 55 Programas de Residência Médica. O Programa de Desenvolvimento Docente (PDD) e o Programa de Apoio Psicopedagógico ao Estudante (PAPE) estão entre os principais da Universidade.

Diretor

Rogério Rufino é Professor Titular de Pneumologia e Tisiologia e Diretor da FCM/UERJ. É também Coordenador da Câmara Técnica de Pneumologia e Cirurgia Torácica do Conselho Regional de Medicina, desde 2019, e Cientista do Estado do Rio de Janeiro pela Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa, desde 2017. Foi Pró-Reitor de Saúde da UERJ entre 2022 e 2023 e Diretor da Policlínica Universitária Piquet Carneiro, entre 2020 e 2021..

Vice-Diretora

Alexandra Monteiro é médica especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, com Mestrado e Doutorado em Medicina UFRJ. Na UERJ, é Professora Titular, Coordenadora da Unidade de Desenvolvimento Tecnológico Laboratório de Telessaúde, Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Telemedicina e Telessaúde e Coordenadora da Incubadora e Aceleradora InovaHUPE.

O que se espera para o futuro da Rede CODEM:

“A rede CODEM-LP é uma excelente iniciativa que permite uma boa troca de experiências, podendo fortalecer diversas atividades de cada instituição.”