A Rede de Cooperação das Escolas Médicas de Língua Portuguesa (CODEM-LP) foi criada em 14 de novembro de 2019, objetivando, de modo pioneiro, estreitar relações e fortalecer a integração e os laços fraternos de Faculdades de Medicina lusófonas no âmbito científico, profissional e cultural. Tem como eixos estruturantes o desenvolvimento do Ensino, da Pesquisa, da Extensão e da Assistência nas áreas de Educação e Saúde, com o estímulo ao intercâmbio estudantil, à dupla titulação e ao aperfeiçoamento docente. Trata-se de uma associação internacional de caráter acadêmico-científico, não governamental e sem fins lucrativos, presente em quatro continentes.

As 13 Faculdades de Medicina fundadoras são oriundas das seguintes instituições:

Em 2022, foram incorporadas duas novas instituições, compreendendo a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e a Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense.

Os eventos anuais catalisam a sua missão primordial e já foram realizados sob os auspícios das Faculdades de Medicina em Lisboa (2019), no Rio de Janeiro/UFRJ (de forma remota, em 2020), em Moçambique (2021) e no Porto (2022) e foram presididos, respetivamente, pelos Professores Drs. Fausto J. Pinto e Alberto Schanaider, Jahit Sacarlal e Altamiro da Costa Pereira.

O V Simpósio irá ocorrer em 2023, na cidade do Rio de Janeiro, organizado pela Faculdade de Medicina da UFRJ, em conjunto com a Academia Nacional de Medicina.

Prof. Alberto Schanaider

Membro do Núcleo Executivo – Rede CODEM-LP
Diretor FM-UFRJ