Constituição da Rede de Escolas Médicas de Língua Portuguesa (CODEM-LP)

CODEM-LP constituída com “entusiasmo”
A constituição da Rede de Escolas Médicas de Língua Portuguesa (CODEM-LP) ocorreu no dia 14 de novembro de 2019, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), tendo sido precedida pelo 1º Simpósio sobre Intercâmbio em Medicina.

De acordo com os fundadores, “a ideia de criar uma rede de escolas médicas que integrasse os países de língua portuguesa surgiu, em conversas informais, entre o Diretor da FMUL e os seus homónimos de algumas Faculdades brasileiras. Após o seu amadurecimento, o entusiasmo foi contagioso, como recorda o Prof. Fausto J. Pinto, e estendeu-se até Macau, passando por Angola e Moçambique”.

No seu discurso de apresentação, proferido na Aula Magna da FMUL, o Prof. Fausto J. Pinto descreveu o primeiro dia do Simpósio como umdia histórico nos anais da Medicina Académica do espaço lusófono”.

Na ocasião, realizou-se também a sessão solene de assinatura do Protocolo da Rede CODEM-LP, com a presença de representantes das 13 Escolas Médicas fundadoras.

Fonte: FMUL

Fundador e primeiro presidente da Comissão Executiva da Rede CODEM-LP

Fausto J Pinto, fundador e primeiro presidente da Comissão Executiva da Rede CODEM-LP, licenciou-se em 1984, na Faculdade de Medicina da Universidade Clássica de Lisboa, tendo-se especializado em Cardiologia.  Foi Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) (2015-2022) e Presidente do Conselho Diretivo do Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML) (2019-2021). Foi Presidente da World Heart Federation (WHF) (2021-2022), da European Society of Cardiology (ESC) (2014-2016) e do Conselho de Escolas Médicas Portuguesas (CEMP) (2019-2020), entre outras instituições.

É Professor Catedrático de Medicina/Cardiologia da FMUL desde 2010, Presidente do Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa (CCUL) e Diretor do Serviço de Cardiologia (desde 2014) e do Departamento de Coração e Vasos (desde 2016) do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN). Publicou mais de 600 artigos científicos (h=58) e participou em mais de 2000 conferências nacionais e, sobretudo, internacionais. Recebeu várias distinções a nível mundial.