Apresentação da Faculdade de Medicina da Bahia (UFBA)

A transferência do trono português para o Brasil, em 1808, foi um dos acontecimentos mais destacados da história colonial brasileira. No pouco tempo em que D. João VI e a  família real permaneceram na Bahia, um mês e dois dias,  alguns fatos de relevância nacional podem ser registrados .

Após abrir os portos do Brasil às nações amigas de Portugal, D. João VI assinou, em 18 de fevereiro de 1808, o documento de criação da Escola de Cirurgia da Bahia, no antigo Hospital Real Militar da Cidade do Salvador, que ocupava o prédio do Colégio dos Jesuítas, construído em 1553, no Terreiro de Jesus.

Em 1º de abril de 1813 a Escola se transformou em Academia Médico-Cirúgica. Em 3 de outubro de 1832 ganhou o nome de Faculdade de Medicina da Bahia, que guarda até hoje. Desde 1946, a FMB integra a Universidade Federal da Bahia. Além de Medicina, a instituição oferece o curso de Terapia Ocupacional, 4 programas de Pós-graduação “stricto sensu” e 40 programas de residência médica.

Luís Fernando Fernandes Adan fez graduação em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (1985) e doutorado em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia (1998), onde fez Residência Médica em Endocrinologia (1986-1988). Tem o Curso de Especialização em Endocrinologia Pediátrica no Hôpital Necker-Enfants Malades (Paris, França), onde obteve o diploma de Médecin Assistant Étranger. Atualmente é professor associado IV do Departamento de Pediatria e diretor (2015-2023) da Faculdade de Medicina da Bahia (UFBA). Em pesquisa, atua principalmente nos seguintes temas: crescimento, puberdade, diabetes, deficiência de GH e sequelas endócrinas após tratamento de neoplasias na infância.

Sobre o futuro da rede:

“CONSTRUIR (ou construindo)  PONTES DE EXPERIÊNCIAS E INTEGRAÇÃO”