Apresentação da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC)

A Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) tem como principal missão e compromisso uma formação académica e clínica de excelência, em Medicina e Medicina Dentária, o que lhe tem permitido, através de uma estratégia formativa integrada e multidisciplinar, a formação de profissionais altamente qualificados.

Para além disso, a FMUC apresenta uma oferta forte e consolidada em diferentes áreas das Ciências da Saúde, nomeadamente ao nível do 3º ciclo (doutoramento), mestrados integrados, cursos de formação avançada e mestrados de especialização.

Na linha de uma escola médica de vanguarda, a FMUC proporciona um ambiente científico estimulante para a realização de investigação biomédica de excelência, promovendo sinergias entre as áreas básicas e a clínica. Para isso disponibiliza o acesso a infraestruturas de investigação e plataformas tecnológicas de última geração, que permite o desenvolvimento de projetos de investigação altamente diferenciados e competitivos.

Diretor

Carlos Robalo Cordeiro é e Diretor da Faculdade de Medicina de Coimbra, onde é Professor Catedrático de Pneumologia. É Diretor do Serviço de Pneumologia do Centro Hospital e Universitário de Coimbra. Foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (2010/2015), membro do Comité Executivo da WASOG (2011/2015) e Secretário-Geral da ERS – European Respiratory Society (2016/2019). Atualmente é o Presidente da ERS (2022/2023).

As suas principais áreas de interesse são a Patologia Pulmonar Intersticial e as Doenças Obstrutivas das Vias Aéreas, tendo publicado cerca de 140 artigos em revistas de fator de impacto e sendo revisor de 16 revistas nacionais e internacionais e membro do Conselho de 8 revistas nacionais e internacionais.

O que se espera para o futuro da Rede CODEM:

“O futuro da rede CODEM-LP passa pela ativação de intercâmbios, pela promoção da língua portuguesa e pelo digital, como oportunidade no relacionamento das diversas Escolas que compõem esta plataforma de ensino médico”.