Apresentação da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) é uma das 18 Escolas da Universidade de Lisboa. A FMUL integra, em conjunto com o Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM-JLA) e com o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), o Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML), criado em 2009, e que constitui um eixo sinergético da atividade clínica, da investigação e do ensino, transportando a FMUL e o CAML para um patamar de parceria com os grandes centros académicos clínicos europeus.

A sua missão é o ensino, a formação e a investigação em medicina e outras ciências da saúde, promovendo a inovação e a excelência, com vista ao progresso da qualidade dos cuidados médicos e à melhoria dos cuidados de saúde da população, em estreita colaboração com os parceiros do CAML.

Diretor

João Eurico Cabral da Fonseca, Professor Catedrático e Assistente Graduado Sénior de Reumatologia, é Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) desde 2022, Diretor do Serviço de Reumatologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte desde 2015 e group leader no Instituto de Medicina Molecular-João Lobo Antunes, FMUL, Centro Académico de Medicina de Lisboa desde 2004. Tem focado o seu trabalho de investigação em marcadores de diagnóstico, prognóstico e tratamento das doenças inflamatórias articulares, com um interesse especial na membrana sinovial. É autor de mais de 350 artigos científicos indexados no Pubmed, h-índex 40, e membro do corpo editorial de várias revistas científicas.

O que espera para o futuro da Rede CODEM:

“Vejo a Rede CODEM-LP como uma plataforma de colaboração de formação pré-graduada e pós-graduada entre os países lusófonos, com o potencial de constituir a base de colaborações científicas internacionais”

O Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa