Apresentação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)

A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) é reconhecida pelo pioneirismo e excelência no ensino e pesquisa. Foi fundada em 1912 e implantada em 1913. Em 1931, o atual prédio da Faculdade de Medicina foi inaugurado. Em 1934, passou a integrar a Universidade de São Paulo. A FMUSP oferece cinco cursos de graduação: Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e agora o mais novo curso de Física Médica. A Medicina fica no Campus Pinheiros, com área construída de 44.000 metros quadrados, e os cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional estão na Cidade Universitária, em uma área de 6.000 metros quadrados. Já o curso de Física Médica é ministrado no período noturno na Faculdade de Medicina (FM) e no Instituto de Física (IF), na Cidade Universitária.

A FMUSP tem 1.400 alunos na graduação, mais de 1.000 colaboradores, sendo 368 professores; mais de 1.800 alunos na pós-graduação e mais de 1.600 residentes. Conta com 29 programas de pós-graduação Stricto sensu (mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado); 93 programas de especialidades de residência médica; 210 programas de Complementação Especializada; 21 programas e cursos de Formação Profissional e Educação Continuada; 14 programas de Residências em áreas da Saúde e 13 cursos de Especialização Lato Sensu.

A média é de 3.600 artigos científicos publicados por ano. Possui o maior hospital da América Latina – o Hospital das Clínicas, com mais de um milhão de consultas ambulatoriais por ano, mais 232 mil atendimentos de urgências e emergências por ano e mais de 50 mil cirurgias por ano.

O Hospital das Clínicas possui oito institutos (Instituto Central, Instituto de Psiquiatria, Instituto do Coração, Instituto de Radiologia, Instituto do Câncer, Instituto da Criança e do Adolescente, Instituto de Ortopedia e Traumatologia, Instituto de Medicina Física e Reabilitação), o Hospital Auxiliar de Suzano e o Hospital de Perdizes, que inclui o futuro Instituto de Álcool e Drogas.

A FMUSP é um dos maiores centros de pesquisas médico-científicas do país, com 66 laboratórios de investigação médica, os LIMs, com 230 grupos de pesquisa e expressiva produção intelectual.

A Faculdade atua em parceria com o Hospital Universitário – HU e tem o Centro de Saúde Escola Butantã como unidade docente-assistencial da FMUSP, especializada em atenção primária à saúde.

Possui mais de um século de excelência no ensino e no reconhecimento internacional. Em 2015, foi implantado o Medical Winter Schools, que recebe alunos de universidades de diversos países. A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo busca constantemente desenvolver e promover a excelência no ensino e pesquisa.

Diretora

Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá é professora titular da USP e graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), onde fez residência em Clínica Médica. Fez fellowship em Reumatologia no Hospital for Special Surgery, na Universidade de Cornell (EUA), e Junior Faculty, na mesma universidade. É doutora em Medicina pela USP e atua principalmente nas áreas de terapia biológica, lúpus eritematoso sistêmico e autoanticorpos.

Vice-Diretor

Paulo Manuel Pêgo Fernandes é professor titular da USP. Graduado em Medicina pela USP e doutor pela mesma instituição. Tem como principais áreas de atuação cirurgia torácica e cardiovascular, transplantes, robótica, oncologia torácica e dispositivos de assistência ventricular.

O que se espera para o futuro da Rede CODEM:

“Esperamos que a CODEM seja uma rede forte em cooperação internacional entre escolas de medicina de língua portuguesa e que, portanto, atue como fator de desenvolvimento humano, científico e meio para a diminuição de desigualdades. Desejamos que partes interessadas da política, da ciência, do setor privado e da sociedade civil de toda rede se reúnam no sentido de definir agendas para um futuro mais saudável, inspirando soluções inovadoras para uma melhor saúde e bem-estar para todos.”