Apresentação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, localizada na cidade de Fortaleza, Brasil, foi instalada em 1948. Possui dois cursos de graduação – medicina e fisioterapia – ambos com nota máxima nas avaliações externas das escolas de nível superior do Brasil, bem como 12 programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) nas áreas de farmacologia e fisiologia, microbiologia, patologia, morfologia, ciências cirúrgicas, saúde materno-infantil, saúde coletiva, fisioterapia, neurociências e ciências cardiovasculares. Está vinculada ao Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará, composto pelo Hospital Universitário Walter Cantídio e Maternidade Escola Assis Chateaubriand, mantendo convênios com hospitais, centros de saúde e outros equipamentos do sistema municipal e estadual de saúde.

João Macedo Coelho Filho é Professor Titular de Geriatria do Departamento de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina da UFC. É Mestre em Epidemiologia pela Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP/INCLEN – International Clinical Epidemiology Network e Doutor em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará, com doutorado-sanduíche no Departamento de Geriatria (Clinical Geratology) da Universidade de Oxford, Inglaterra.

Vice-Diretora

Danielle Macedo Gaspar é Professora Associada de Fisiologia do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina da UFC. É Professora dos Programas de Pós-Gradução em Farmacologia e de Microbiologia Médica da UFC, Pesquisadora do INCT Translacional em Medicina e do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos – NPDM da UFC e Líder do grupo de pesquisa em “Bases celulares dos transtornos psiquiátricos e medicina translacional” do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

O que se espera para o futuro da Rede CODEM:

“Esperamos um cooperação ampla em favor da excelência da educação médica nas escolas de medicina de língua portuguesa.”