Apresentação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro foi criada pelo príncipe regente D. João, em 1808.

O projeto pedagógico do Curso de Medicina é desenvolvido, majoritariamente, no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho e que integra o Complexo Hospitalar, com suas 9 unidades e 7 Programas de Pós-Graduação stricto sensu.

O Curso tem como metas produzir conhecimento com inovação e formar recursos humanos qualificados com perfil autônomo, humanista, crítico e ético; além de atender a população e solucionar problemas, no âmbito da Saúde pública.

A excelência de seu corpo docente e sua produção acadêmico-científica de notável envergadura são reconhecidas no Brasil e no exterior, conferindo à Faculdade de Medicina da UFRJ um lugar de destaque, em um contexto mundial.

Alberto Schanaider é Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desde 2020. É Presidente do Comitê Executivo da Rede de Cooperação de Escolas Médicas da Língua Portuguesa – CODEM/LP, desde 2022.

Fez o Curso de Graduação em Medicina (1981), Mestrado (1986) e Doutorado (1989) em Cirurgia pela UFRJ. É Professor Titular do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFRJ, Pesquisador do CNPq e Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. A sua produção científica e as suas linhas de pesquisa têm com ênfase os seguintes temas: Cirurgia Endócrina, Cirurgia Experimental, isquemia e reperfusão visceral, estresse oxidativo e radicais livres derivados do oxigênio, cicatrização e regeneração tecidual, inovação tecnológica em Cirurgia, células tronco, educação médica e avaliação institucional e curricular.