Apresentação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (FM-UFF)

Fundada em 1925, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (FM-UFF) está entre as dez mais conceituadas do Brasil. Teve seu reconhecimento inicial pelo Ministério da Educação em 1931. Tem formado com êxito centenas de médicos que ocupam cargos de excelência nas sociedades médicas, nos hospitais públicos e privados e também tanto na administração pública quanto na privada. Seu robusto corpo docente, com cerca 300 professores, distribuídos em praticamente todas as áreas do conhecimento médico, é integrado por 74% doutores, 22% mestres, e 4% especialistas para atender seu curso de graduação em medicina, integrado por aspetos teórico-conceituais e práticos, totalizando cerca de 9.300 horas.

A sede atual da FM-UFF está instalada nas dependências do HUAP, mas estará domiciliada em nova sede exclusiva, de 5900m2, com oito pavimentos, voltados à administração e às aulas teóricas e demonstrativas do curso de medicina, de graduação e de pós-graduação, a partir de meados de 2023.

Diretor

Adauto Dutra Moraes Barbosa possui graduação em Medicina (1975), especialização (residência) em Pediatria (1977) e mestrado em Pediatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), doutorado em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo (1992) e pós-doutorado em Pediatria (Neonatologia) pela University of Miami, Estados Unidos (bolsista do CNPq) (1995-1996). É especialista em Auditoria em Saúde (UGF – 2005) e possui MBA em Administração e Sistemas de Informações (UFF-2004) e MBA Executivo em Saúde (FGV-Rio 2009).

É Professor Titular de Pediatria da FM-UFF. Foi Subcoordenador do Curso de Graduação em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (2014-2017). Coordenador do Curso de Mestrado Acadêmico em Pediatria (UFF 2007 a 2010). Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Saúde Materno-Infantil da Universidade Federal Fluminense (2011-2019). Vice-Diretor da Faculdade de Medicina da UFF (2015-2019). Membro Titular da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro. Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (2019).

Vice-Diretor

Genilson Alves Ribeiro

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe (1982), realizou Residência Médica no Hospital da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, foi Résident Étranger no Hôpitaux Necker-Enfants Malades e Assistant Étranger da Universidade Renné Descartes (Paris V). Possui Mestrado em Medicina (Urologia) eDoutorado em Ciências Médicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui Título de Especialista em Urologia pela Comissão Nacional de Residência Médica e pela Sociedade Brasileira de Urologia. A sua área de atuação é a Medicina, com ênfase em Cirurgia Urológica e Medicina e Espiritualidade, atuando principalmente em Transplante renal e Uro-oncologia. Atualmente é Professor Associado II de Urologia, Professor da Disciplina Medicina e Espiritualidade, Chefe do Departamento de Cirurgia Geral e Especializada e Vice-Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense.

O que se espera para o futuro da Rede CODEM:

“A Rede CODEM-LP é o presente e o futuro integrativo entre as Faculdades de Medicina da Língua Portuguesa, permitindo que o ensino, a pesquisa e a inovação tenham lugar comum para seu desenvolvimento.”