Apresentação da Medicina da Universidade Agostinho Neto (FMUAN)
A Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto (FMUAN) é uma unidade orgânica da Universidade Agostinho Neto (UAN), desde 1980. A sua origem remonta à Real Escola de Cirurgia, criada em 1791, designada como “Aula de Medicina e Anatomia de Luanda”. Em 1836, foi designada por Escola Médico-Cirúrgica de Luanda. Em 1962, foi criado o Curso Médico-Cirúrgico. Os primeiros licenciados em medicina no Hospital Universitário de Luanda concluíram a formação no ano letivo 1971/72. Em 1976, foi extinto o Hospital Universitário e foi criado o Centro Hospitalar Universitário de Luanda (CHUL).
Em 1981, surgiu a primeira tentativa de descentralização, com a abertura do núcleo da FMUAN no Huambo, encerrado em 1992. Em 1988, foi criada uma comissão ad-hoc para Reformulação do Curso de Medicina. Entre 2005 e 2006, a FMUAN desenvolveu um Processo de Avaliação Interna, tendo sido criada uma Comissão de Avaliação Interna da FMUAN (CAIFM), com a parceria da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
No âmbito do processo de democratização na Universidade Agostinho Neto, a vigente Direção foi empossada aos 28 de julho de 2022.
Decana
Fernanda Dias é Professora Catedrática, médica especialista em Medicina Interna, com diferenciação em Doenças Transmissíveis, pós-graduada em Saúde Pública e Medicina Tropical pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT/UNL), mestre em Educação Médica e doutorada em Clínica das Doenças Tropicais, no ramo malária, pelo IHMT/UNL. Foi membro e coordenadora de vários grupos de trabalho e trabalhou com várias agências e organismos internacionais, com destaque para a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Na área assistencial, assumiu funções nos diferentes níveis do Sistema Nacional de Saúde, como médica e chefe de serviço (1996 – 2017). Desenvolve atividade docente na Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto, no Departamento de Ensino e Investigação (DEI) de Medicina Interna. Foi eleita Decana da Faculdade de Medicina, no âmbito do processo de democratização na Universidade Agostinho Neto, e empossada a 28 de julho de 2022.