A Rede de Cooperação das Escolas Médicas de Língua Portuguesa (CODEM-LP) foi criada em 14 de novembro de 2019, objetivando, de modo pioneiro, estreitar relações e fortalecer a integração e os laços fraternos de Faculdades de Medicina lusófonas no âmbito científico, profissional e cultural. Tem como eixos estruturantes o desenvolvimento do Ensino, da Pesquisa, da Extensão e da Assistência nas áreas de Educação e Saúde, com o estímulo ao intercâmbio estudantil, à dupla titulação e ao aperfeiçoamento docente. Trata-se de uma associação internacional de caráter acadêmico-científico, não governamental e sem fins lucrativos, presente em quatro continentes.

As 13 Faculdades de Medicina fundadoras são oriundas das seguintes instituições:

Em 2022, foram incorporadas duas novas instituições, compreendendo a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e a Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense.

Os eventos anuais catalisam a sua missão primordial e já foram realizados sob os auspícios das Faculdades de Medicina em Lisboa (2019), no Rio de Janeiro/UFRJ (de forma remota, em 2020), em Moçambique (2021) e no Porto (2022) e foram presididos, respetivamente, pelos Professores Drs. Fausto J. Pinto e Alberto Schanaider, Jahit Sacarlal e Altamiro da Costa Pereira.

O V Simpósio decorreu em 2023, na cidade do Rio de Janeiro, organizado pela Faculdade de Medicina da UFRJ, dirigida pelo Prof. Alberto Schanaider, também presidente da Rede, e em conjunto com a Academia Nacional de Medicina, presidida pelo Prof. Francisco Sampaio.

Prof. Alberto Schanaider

Membro do Núcleo Executivo – Rede CODEM-LP
Diretor FM-UFRJ

No âmbito desse V Simpósio, Altamiro da Costa Pereira, diretor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), foi efeito, por um biénio, presidente da Rede de Cooperação das Escolas Médicas de Língua Portuguesa (CODEM-LP).

Prof. Altamiro da Costa Pereira
Presidente – Rede CODEM-LP (2023-2025)

Carlos Robalo Cordeiro foi eleito como novo presidente da Rede de Cooperação das Escolas Médicas de Língua Portuguesa (CODEM-LP), no âmbito do VI Simpósio desta Rede, que teve lugar em Coimbra, nos dias 25 e 26 de setembro de 2025.

Com um extenso percurso académico, profissional e científico, Carlos Robalo Cordeiro é Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e presidente do Conselho de Escolas Médicas Portuguesas (CEMP). É pneumologista, ex-presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia e past-president da European Respiratory Society.

Prof. Carlos Robalo Cordeiro
Presidente – Rede CODEM-LP